Será que preciso procurar ajuda?
- Daniele Alves
- 12 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Muitas pessoas aindam carregam no imaginário de que pedir ajuda é sinal de fraqueza, de que podem aguentar tudo sozinhas. E muitas vezes isso tem um custo altíssimo na saúde mental levando a adoecimentos variados. E isso inclui adoecer o corpo também, pois, como diz o ditado: quando a boca cala, o corpo fala!
Sabemos que a vida é cheia de altos e baixos, como numa montanha russa, e quando tentamos ignorar que as coisas não andam bem o corpo manda alguns sinais. Esses sinais, muitas vezes, chegam como sintomas que podem incluir alergias na pele, insônia, gastrite, enxaqueca, taquicardia, ansiedade, dores musculares e etc. Procurar ajuda psicológica é sinal de maturidade, de reconhecer os próprios limites e de buscar o seu melhor.
Mas e como eu sei quando devo buscar ajuda profissional? Vou te listar alguns sinais:
Dificuldades nos relacionamentos pessoais e de trabalho;
Falta de ânimo para realizar atividades que antes eram prazerosas;
Tristeza e angústia;
Dificuldades pra descansar bem, mesmo após um bom período de sono;
Choro ou vontade de chorar constante ou com maior frequência;
Estar vivenciando situações difíceis como o luto, mudanças de cidade/país, separação, traumas, etc;
Uso abusivo de substâncias (álcool e outras drogas);
Dificuldades para sair de casa e realizar atividades rotineiras.
Essas são algumas situações que a profissionals de psicologia pode ajudar a quem procurar pelo atendimento, mas existem várias outras razões que podem levar uma pessoa ao consultório de psicologia. Mas além disso, a psicoterapia é uma possibilidade de entender melhor como a gente funciona para poder viver melhor, ou seja, é uma busca também por qualidade de vida.
Com isso, eu quero desfazer um outro mito que escuto muito por aí: psicóloga NÃO é pra quem tá doido! O cuidado da psicologia é destinado a toda e qualquer pessoa que queira ou precise cuidar de sua saúde mental, seja para prevenir um adoecimento, atravessar uma fase difícil ou pra cuidar de um adoecimento já presente.
Caso tenha interesse em saber mais como a psicoterapia pode te ajudar, me manda uma mensagem que podemos conversar melhor.
Imagem retirada do livro: "O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo", de Charlie Mackesy.